Gestão da Informação em Politicas Sociais (Utilização dos dados com EXCEL do CECAD agregados por bairro ou territórios)


Trabalhando com os dados em Excel

Neste exemplo foi utilizado o Excel 2007. Tomar cuidado se não funcionar pode depender do tamanho arquivo, ou quantidade de domicílios envolvido na análise. Carregar o arquivo domilicio.csv após descompactar o gerado pelo CECAD.  Neste trabalho foi utilizado o aplicativo WINRAR para extrair os arquivos compactados (figura 2) na pasta área de trabalho.

Figura 2: Descompactando arquivos do CECAD

Para carregar o arquivo no Excel, ir ao menu e procurar pela opção "Abrir" e procurar por um arquivo do tipo texto, conforme apresentado na figura 3. Abrir o arquivo "domicilio.csv", gerado pelo CECAD.

Figura 3 - Carregar o arquivo "domicilio.csv"

Quando o arquivo é carregado, não preencherá todas as células, pois seu formato é de um arquivo separado por vírgulas ou neste caso por ";" (figura 4). Este formato permite que seja possível e leitura deste arquivo por inúmeros outros aplicativos.

Figura 4 - Arquivo "domicilio.csv" carregado no Excel

para inserir as informações nas células do Excel é necessário selecionar a coluna A e procurar pelo botão ou função que transformará "Texto para colunas", como pode ser verificado na figura 4.

Figura 5 - Passos para inserir nas células as informações carregadas

Uma vez escolhida a função "Texto para colunas" escolher a opção "Delimitado", que tem caracteres como vírgulas ou tabulações que separam campos. Seguir com a opção "Avançar". Na próxima janela escolher a opção ";" como delimitador e a opção "Avançar". Na última janela escolher a opção "Concluir". Passos apresentados na figura 5.

Figura 6 - Planilha com os dados em células do Excel

Finalmente na figura 6 apresenta-se dados em células para que possam ser trabalhados os dados.

Para a pergunta "como obter o número de famílias ou domicílio agrupado pelo faixa de renda familiar per capita e discriminado por território" é necessário agrupar os dados pelo campo "nom_localidade_fam" que é a informação mais próxima de território ou bairro para a cidade de Serra-ES que esta sendo utilizado neste exemplo.

O agrupamento pode ser feito utilizando-se a funcionalidade denominada "Tabela Dinâmica" do Excel, ver figura 7. Toda vez que se deseja agrupar os valores de uma tabela de acordo com um certo critério, pode-se utilizar uma tabela dinâmica. Pode-se agrupar para fazer simples contagens (quantos elementos estão agrupados), além de calcular somas, médias, valores máximos e mínimos, entre outras opções.

Figura 7 - Tabela Dinâmica em Excel

Uma vez criado a tabela dinâmica deve-se escolher as variáveis para configurar o agrupamento conforme a figura 8. Deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Escolher o campo na lista "nom_localidade_fam" e arrastar para "Rótulos de Linha"
  2. Escolher o campo na lista "fx_rfpc" e arrastar para "Rótulos de Coluna"
  3. Escolher o campo na lista "cod_familiar_fam" e arrastar para "Valores"
Fazendo-se isso, tem-se a planilha da figura 8. Onde observa-se que os valores apresentados na planilha são muito grandes. O motivo disso é que esta sendo sendo somado os valores de  "cod_familiar_fam". Para alterar isso selecionar o campo "cod_familiar_fam" em valores e clicar em "Configurações do campo de valor".  Na janela que configuração alterar o tipo de cálculo de "Soma" para "ContNúm".

Figura 8 - Preparando a tabela para agrupamento de informações pelo campo "nom_localidade_fam"

Tem-se a alteração dos dados da planilha dinâmica conforme a figura 9, onde na primeira coluna apresenta as informações agrupadas da campo "nom_localidade_fam" que são os bairros da cidade de Serra-ES.


Figura 9 - Alterando o comportamento do dado agrupado

Mas avaliando este campo, verifica-se que existe uma repetição de bairros, bairros que não existem dentre outros problemas. Como fazer para corrigir isso?

Existem algumas formas, a primeira é corrigir o Cadastro Único, ou seja, durante o recadastramento fazer as correções necessárias, e isso é um trabalho de longa duração. Outro procedimento possível é corrigir a planilha original dos domicílios baixados do CECAD. É uma saída que gera um grande trabalho porém possível ser executado em um prazo menor. Mas se aproveitar os dados da planilha dinâmica pode-se criar uma tabela de correlação dos "bairros" cadastrados para os territórios desejados.

Para se criar uma planilha de elos, seleciona-se todos os "bairros" ou o campo "nom_localidade_fam" da tabela dinâmica e copiar para uma outra aba do Excel. 

Na tabela abaixo apresenta-se o trabalho realizado pela Silvana Fadel de Serra do ES que correlacionou o bairro com um território conforme a política do município, Destaca-se que processo de preenchimento Cadastro Único tem algumas falhas onde são registradas informações que classifica-se como "não identificado". Muitas vezes é necessário corrigir a grafia das localidades. Não deve ser alterada a coluna do "Nome Cadastro Único", pois esta coluna servirá como ligação com a tabela de domicílio extraída do CECAD.


Nome Cadastro Único
Nome Territorio
2 não identificado
5 não identificado
15 não identificado
16 não identificado
117 não identificado
2015 não identificado
1Vila Nova de Colares DE COLARES Vila Nova de Colares
2JARDIM TROPICAL Jardim Tropical
ABRIGO ARCO CASTELANDIA Jacaraípe
AERRA DOURADA I Serra Dourada
AGROVILA RIBEIRO PROXIMO A JARDIM BELA VISTA Serra Sede
AIMORES não identificado
ALAIDE RORIGUESCHAGAS não identificado
ALETROSAS Vila Nova de Colares
ALTEROFA Vila Nova de Colares
ALTEROSA Vila Nova de Colares
ALTEROSAS Vila Nova de Colares
ALTEROZA Vila Nova de Colares
ALTEROZAS Vila Nova de Colares
AMNGUINHOS Vila Nova de Colares
ANCHIETA Jardim Tropical
ANDRE CARLINI Jardim Carapina
ANDRE CARLONE Jardim Carapina
ANDRE CARLONI Jardim Carapina
ANDRE CARLONIO Jardim Carapina
ANDRE CARLONO Jardim Carapina
ARARIBA não identificado
AREA RURAL Serra Sede
ARUABA Serra Sede
AVENIDA não identificado
AVENIDA CENTRAL Laranjeiras
BACELONA Laranjeiras

Como fazer para inserir a informação da tabela de "elos" no arquivo original? 


Figura 10 - Inserindo uma coluna na tabela Domicilio

Para inserir a informação dos nomes dos territórios é necessário inserir uma coluna na planilha de Domicílio oriundo do CECAD. Para isso selecione a coluna ao lado da coluna "nom_localildade_fam" e com o botão direito do mouse selecione a opção "Inserir" (ver Figura 10). A nova coluna em branco será preenchida com a informação do nome do território que deve estar presente em uma outra pasta da planilha. Neste exemplo a informação dos elos esta contida na pasta "Plan3".

O processo de preenchimento da coluna nova se dará utilizando a função "PROCV" do Excel. Esta função procura um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada. Como padrão, a tabela deve estar classificada em ordem crescente. Inserir na célula "I2" a fórmula "=PROCV(H2;Plan3!A:B;2;FALSO)" (ver Figura 11). Nesta fórmula "H2" representa o nome do bairro que se deseja alterar, "Plan3!A:B" é a pasta Plan3 onde foi colocada a planilha de elos, de bairro do Cadastro Único na coluna A com as informações de nome do território na coluna B. O número "2"  significa que se deseja a segunda coluna da planilha "Plan3", ou seja, o nome do território. O parâmetro "FALSO" obriga que a função "PROCV", encontre o valor exato da informação procurada.

Figura 11 - Utilização da função PROCV

Após a inserção da fórmula na célula I2, deve-se copiar esta fórmula para todas as células da coluna que tenham um bairro a ser correlacionado. Na figura 12 pode-se ver o resultado do acréscimo da coluna "Território" na planilha de Domicílio do CECAD.

Figura 12 - Planilha com a coluna território

Agora deve-se repetir o processo de inserção da planilha dinâmica para ter a informação da quantidade de domicílio por território por faixa de renda per capita.

Figura 13 - Planilha com informações sumarizadas por Território

Na figura 13 apresenta o resultado da inserção de uma planilha dinâmica como apresentado acima mas com a alteração a variável "nom_localidade_fam" em Rótulos da Linha para variável "Território". O resultado é a possibilidade de obter a informação agregada por território conforme a distribuição da renda familiar per capita. A linha "#N/D" representa a quantidade de registros que não possuem informação de bairro registrado. Neste exemplo foi inserido como Filtro de Relatório a variável "marc_pbf" que permite a consolidação da planilha somente com os participantes do Programa Bolsa Família.

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